Em todos os lugares com Live Mesh

Live Mesh é o novo serviço de sincronização de dados entre dispositivos que nos oferece a Microsoft, e que entrou a pouco na fase beta, aberta a todos.

Basicamente podemos definí-lo como um serviço de sincronização que nos permite compartilhar arquivos e configurações entre dispositivos (PCs, Macs, celulares, e outros) e com outros usuários de forma instantânea, fazendo com que tenhamos a última versão de nossos arquivos. Ao adicionar um arquivo em nosso computador, este sincronizará automaticamente com um escritório virtual na web e com todos os dispositivos que estejam acessando o "Mesh".

Live Mesh também incorpora outros elementos, como por exemplo, um Live Desktop que nos permite armazenar informação na internet (no momento até 5 GB) e acessá-la a partir de qualquer computador. Tem um tremendo potencial como plataforma, já que quando for liberada a API e o SDK os desenvolvedores poderão criar aplicações web como as de desktop que se integram ao nosso Mesh e podem sincronizar dados e configurações entre nossos diferentes dispositivos.

Mesh também é software mais serviços, já que combina clientes para diferentes sistemas operacionais com uma interface web e dados armazenados em servidores. Incorpora diversos padrões e protocolos populares (HTTP, RSS, REST, ATOM, JSON, entre outros), o que facilita seu funcionamento em múltiplos navegadores e plataformas.

Como se já fosse pouco, inclui-se funcionalidade de acesso remoto, possibilitando tomar o controle de outros dispositivos de nossa rede a partir de qualquer computador do mundo. Confesso que até então, eu sou ainda fã do LogmeIn para esse tipo de aplicação. Porém, o serviço grátis do Logmein limita algumas funcionalidades tais como, transferência de arquivos. Entretanto, a primeira vista o Mesh foi surpreendente bem neste quesito bem como uma excelente resposta no controle remoto.

O que me deixou confuso foi que ainda não compreendi a estratégia da Microsoft com a enorme quantidade de serviços de sincronização e armazenamento que ela oferece atualmente, como as pastas compartilhadas do Windows Live Messenger, FolderShare, SkyDrive, Office Live Workspace, etc. Espero que todos estes consigam uma futura integração.

Em resumo, Live Mesh é uma tecnologia extremamente interessante porque possui características nunca antes vistas, de juntar a web e o desktop em uma mesma coisa. E também é um dos maiores esforços por manter-se vigente em uma época em que o centro da gravidade da informática muda cada vez mais para a web, um terreno que todos sabemos que quem manda é o Deus Google.

0 comentários: